futeboleiro.com

É possível que Bilbao não seja Sede da Euro 2021

2 min. de leitura

As medidas sanitárias necessárias para a realização dos jogos do Euro 2021 no Estadio San Mamés de Bilbao são cada vez mais difíceis alcançar, para o qual a Espanha poderia perder sua sede em casa. As divergências entre a Prefeitura de Bilbao e a Federação Espanhola de Futebol são as causas desta instabilidade. O FEF não considera que existam garantias suficientes para cumprir as exigências das autoridades sanitárias. A decisão final cabe à UEFA.

Não haverá jogos sem público

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, fez saber que os jogos não podem ser disputados sem público, em qualquer caso. As cidades-sede devem garantir condições sanitárias para a presença de torcedores e cobrir 25% da capacidade do local.

Os requisitos de saúde são estabelecidos por cada autoridade governamental das sedes da Eurocopa 2021, os quais são comunicados às federações de futebol de cada país e enviados UEFA um dossiê. Uma vez analisado este dossiê, a instituição tomará uma decisão.

Não há união na Espanha

O caso da Espanha é particular, já que outras sedes com conflitos para receber público, como Dublin, enviaram uma comunicação conjunta entre o governo e a federação à UEFA. A FEF distanciou-se das decisões da Prefeitura de Bilbao, que impõe requisitos de saúde muito difíceis de cumprir no curto espaço de tempo até jogo de abertura da Eurocopa. Parte desse protocolo obrigatório é ter 60% da população vacinada até 14 de junho e ocupação da UTI abaixo de 2%, quando o continente enfrenta atualmente uma terceira onda da pandemia COVID-19.

Dublin confirmou que não poderá admitir torcedores no estádio

Através de um comunicado, a sede informou que “A Federação Irlandesa de Futebol, seguindo o conselho e orientação do Governo, notificou a UEFA de que não está em posição de oferecer garantias a um número mínimo de espectadores”. Esta sede receberia três jogos da fase de grupos e um jogo das quartas de final da Eurocopa.

Todos os outros locais podem receber torcedores nos estádios. Só há dúvidas em Roma e Munique, mas até agora continuam confirmadas como sedes.

Exit mobile version