Jorginho diz que título da Euro deveria dar vaga direta no Mundial de Futebol

3 min. de leitura

O meio-campista ítalo-brasileiro, Jorginho, diz ser ridículo o título da Eurocopa 2020 não ter dado vaga direta para a Itália na Copa do Mundo do Catar 2022.

A crítica do jogador de 30 anos, titular absoluto da Azzurra na campanha que culminou com o título da Eurocopa no ano passado, foi feita durante a participação em um podcast. Segundo o meio-campista do Chelsea-ING, a Fifa deveria rever os critérios de classificação para o Mundial.

”É ridículo ganhar a Euro e não ir direto para a Copa. Liga lá para a Fifa, para a Uefa para saber, porque pelo amor de Deus. Talvez porque a gente acabou não indo e eu estou mais indignado ainda, mas pô, você ganha, se mata e tem que fazer as eliminatórias de novo, tá de sacanagem”, questionou o jogador.

Itália fora da Copa 2022

Como a conquista da Eurocopa 2020 não garantiu a vaga na próxima edição da Copa do Mundo, a Itália teve que continuar disputando as Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo 2022.

E, mesmo sendo a atual campeã europeia, a Itália não conseguiu repetir nas Eliminatórias o mesmo desempenho demonstrado na Eurocopa e acabou não conseguindo a vaga direta para o Mundial, se classificando apenas para a repescagem.

Para piorar a situação, que já era constrangedora, a seleção italiana conseguiu perder em casa para a Macedônia do Norte e, com o resultado vexatório, foi eliminada de vez de qualquer chance de ir para a Copa do Catar 2022.

Com a não classificação para o Mundial, a Itália ficou de fora da disputa de uma Copa pela segunda vez consecutiva, já que em 2018, na Copa da Rússia, a Itália também não se classificou para a competição mais importante do planeta.

Decepção em 2014

A última vez que a Itália participou de uma Copa do Mundo foi em 2014, no Brasil. E as lembranças daquele Mundial também não são agradáveis para os torcedores italianos.

Isso porque a Itália não passou da primeira fase da competição, terminando a fase de grupos na terceira colocação da chave, com uma vitória (2 a 1 diante da Inglaterra) e duas derrotas (ambas por 1 a 0 diante da Costa Rica e do Uruguai).

Confira as 32 Seleções da Copa do Mundo de 2022 e todas as seleções que já participaram do campeonato mundial de futebol.