Copa do Catar 2022 vai marcar a despedida de Tite da seleção brasileira

3 min. de leitura

A Copa do Mundo do Catar 2022 marcará a despedida do técnico Tite do comando da seleção brasileira. A afirmação foi feita pelo próprio treinador durante participação no programa Redação SporTV. Segundo o comandante brasileiro, a Copa do Catar no final deste ano será o ponto final como técnico da seleção do Brasil. 

Seis anos de Tite na seleção

Tite foi anunciado como técnico da seleção brasileira em junho de 2016, para substituir o então treinador Dunga, demitido após fraca campanha nas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo da Rússia de 2018. No comando da seleção brasileira, Tite venceu apenas uma competição: a Copa América de 2019. 

Em 2018, Tite comandou o Brasil na Copa do Mundo da Rússia, o primeiro mundial do treinador. Apesar da ótima campanha nas Eliminatórias, o Brasil acabou sendo eliminado na Copa da Rússia 2018 nas quartas de final, ao ser derrotado pela Bélgica por 2 a 1. 

Quem será o novo técnico do Brasil?

Com a confirmação da saída de Tite após o Mundial do Catar 2022, a CBF já está de olho em um substituto para ocupar o cargo de treinador da seleção brasileira. 

Embora não fale abertamente, nomes como Pep Guardiola (técnico do Manchester City), Jorge Jesus (sem clube) e Abel Ferreira (técnico do Palmeiras) já aparecem como candidatos à vaga de Tite. O próprio presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, não descartou a possibilidade de o próximo técnico do Brasil ser um estrangeiro. 

”Nós não temos o compromisso de que tem que ser um (técnico) brasileiro. Assim como não temos a obrigação de que precisa ser um (técnico) estrangeiro. Só vou tratar desse assunto (escolha do novo técnico) depois que a Copa acabar”, disse o dirigente em entrevista coletiva. 

Números de Tite no comando do Brasil 

Apesar de não ter tido um bom desempenho na Copa do Mundo da Rússia em 2018, os números de Tite no comando da seleção brasileira são muito positivos. 

Até agora, o treinador comandou o Brasil em 71 jogos, entre Eliminatórias da América do Sul para a Copa de 2022 e 2018, Copa do Mundo 2018, Copa América e amistosos. Dos 71 jogos, foram 52 vitórias, 14 empates e 5 derrotas, ou seja, um aproveitamento de 79% dos pontos. 

Para coroar o trabalho

Resta saber se o técnico Tite vai conseguir encerrar seu ciclo como técnico da seleção brasileira conquistando o tão sonhado hexa na Copa 2022, colocando assim seu nome definitivamente na história da seleção brasileira.