Qual deve ser o caminho do Brasil até o final da Copa América 2024?

3 min. de leitura
Todas as notícias de futebol

A seleção brasileira já sabe qual o caminho que irá trilhar até a final da Copa. Após o sorteio dos Grupos da Copa América de 2024 e a divulgação da Tabela da Copa América de 2024 de jogos da competição, o Brasil só irá enfrentar a Argentina na final, ou seja, não há a possibilidade das duas seleções se cruzarem antes do jogo que valerá o título. Vale destacar que muitas casas de apostas terão odds especiais para o torneio.

Primeira fase

Cabeça-de-chave do grupo D, o Brasil enfrentará na primeira fase a Colômbia, o Paraguai e a Costa Rica ou Honduras (vaga será definida em março). Na primeira rodada, a seleção brasileira enfrentará Costa Rica ou Honduras. Na segunda rodada, o adversário será o Paraguai. Já na terceira rodada, o Brasil vai encarar a Colômbia. Segundo o regulamento, os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as quartas de final.

Quartas de final 

Supondo que a seleção brasileira termine na primeira posição da chave, ela pegará nas quartas de final o segundo colocado no grupo C, que tem Estados Unidos, Uruguai, Panamá e Bolívia. Caso se classifique na segunda posição da chave, o Brasil enfrentará o segundo colocado deste mesmo grupo. 

Colocadas essas informações e se der a lógica, o mais provável é que a seleção brasileira enfrentará os Estados Unidos – caso termine em primeiro – e o Uruguai – caso a seleção termine em segundo do grupo D. Panamá e Bolívia são azarões e não devem se classificar para as quartas de final.

Semifinal

Imaginando que o Brasil passe pelas quartas de final, independente do confronto, o time brasileiro enfrentará na semifinal o vencedor do outro confronto envolvendo outras duas equipes do grupo C e do grupo D. Para ficar claro, vamos às hipóteses. 

Supondo que o Brasil terminou em primeiro e pegou os Estados Unidos nas quartas de final, enquanto a Colômbia ficou na segunda colocação do Grupo D e encarou o Uruguai também nas quartas, o confronto da semifinal será entre os vencedores destas duas partidas. 

Ou seja, podemos ter um repeteco na semifinal de Brasil e Colômbia, ambos vindos do Grupo D, ou o confronto entre Brasil e Uruguai, ambos líderes das chaves C e D na primeira fase.

Final 

Caso passe pela semifinal, na grande decisão do título da Copa América de 2024, o Brasil enfrentará o vencedor dos confrontos envolvendo as seleções dos grupos A e B. Lembrando que no grupo A estão Argentina, Peru, Chile e Canadá/Trinidad e Tobago. Já na chave B as equipes são México, Equador, Venezuela e Jamaica. Ou seja, um confronto contra a Argentina só acontecerá se as duas equipes chegarem na final da competição.