Brasil reafirma protagonismo no continente com títulos sub-17 e sub-20

3 min. de leitura
Todas as notícias de futebol

A base vem forte! Essa era uma das frases mais lidas nas redes sociais no último fim de semana após a seleção brasileira vencer a Argentina (3 a 2) e conquistar o título do sul-americano sub-17, competição disputada no Equador.  Com o título, a seleção garantiu vaga no Mundial da categoria, que será disputado a partir de novembro. 

E essa não foi a única conquista das categorias de base do Brasil em 2023. Isso porque no início do ano o time sub-20 também venceu o sul-americano da categoria, garantindo assim vaga no Mundial que será disputado na Argentina a partir do próximo mês. Mas, afinal, quais jogadores destas duas seleções podem ser aproveitados no time principal e disputar a Copa América 2024 ou até mesmo a Copa do Mundo 2026?

Jovens promessas brasileiras

Na seleção sub-17, ainda é cedo para dizer que temos algum jogador pronto para servir a seleção principal já neste novo ciclo pensando na próxima Copa do Mundo. Apesar de ter tido alguns destaques na competição, o jogador que mais estaria próximo de uma convocação para defender o time principal seria o atacante Endrick, do Palmeiras. 

Aos 16 anos, o jogador já foi vendido para o Real Madrid-ESP, mas só se juntará aos novos companheiros de clube quando completar 18 anos. Porém, o jogador não fez parte do elenco que conquistou o sul-americano sub-17, já que não foi liberado pelo Palmeiras por fazer parte do elenco profissional do Verdão, sendo titular em várias partidas nesta atual temporada. 

Já na seleção sub-20, as opções para o novo ciclo da seleção principal são mais reais. É o caso do goleiro Mycael, do lateral-direito Arthur, do zagueiro Robert Renan, do meio-campista Andrey Santos e do atacante Vitor Roque. Os cinco atletas foram convocados para defender a seleção brasileira principal no amistoso realizado no final de março contra Marrocos. 

Destes, o atacante do Athletico-PR, Vitor Roque, parece ser o mais próximo de ganhar mais minutos com a camisa amarelinha. Aos 18 anos, o jogador já é disputado por grandes clubes da Europa e é considerado uma das grandes revelações do futebol brasileiro dos últimos anos. Segundo a imprensa internacional, Barcelona-ESP, Arsenal-ING e Chelsea-ING estão de olho na joia brasileira. 

Seleção principal sem comando 

Vale lembrar que a CBF ainda não definiu o nome do novo técnico da seleção brasileira principal para o novo ciclo que inclui a disputa das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026 e da Copa América 2024. 

Sem um nome definido, é difícil saber quais destes jovens jogadores serão aproveitados pelo treinador, já que cada técnico tem sua metodologia de trabalho e sua preferência na hora das convocações. 

Somente após essa definição por parte da CBF saberemos se jogadores como Vitor Roque e Endrick vão fazer parte do novo ciclo e, quem sabe, se tornarem nomes certos na próxima edição da Copa do Mundo.