Grupo H das eliminatórias da Copa do Mundo 2022 com Croácia e Eslováquia

Na Copa do Mundo de 2018 na Rússia, a Croácia alcançou algo que nem os mais otimistas esperavam antes do torneio. A equipa croata conseguiu chegar à final. É claro que os vice-campeões querem provar na Copa do Mundo 2022 no Catar que este não foi apenas um lance de sorte.

Para isso, porém, primeiro terão que se classificar nas eliminatórias da Copa do Mundo 2022. O sorteio foi relativamente bom para os croatas: A Eslováquia, Rússia, Eslovênia, Chipre e Malta são adversários sérios em alguns casos, mas não há nenhuma tarefa intransponível entre eles.

Isto é importante porque apenas o vencedor do grupo irá garantir uma vaga direta para as finais de 2022. Os vice-campeões de cada grupo irão competir nos play-offs do Catar 2022.

Tabela Eliminatórias Copa do Mundo 2022 Grupo H

Grupo H das Eliminatórias Copa do Mundo 2022 – Calendário

Análise do Grupo H das Eliminatórias para a Copa do Mundo: Croácia com as melhores cartas

A seguir, gostaríamos de apresentar as equipes do Grupo H das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Nos baseamos nas equipes que foram utilizadas nas eliminatórias da EURO 2020 e na Liga das Nações 2020/21.

🇭🇷 Croácia

O treinador da Croácia, Zlatko Delic, ainda tem à sua disposição um excelente plantel. Apenas o setor defensivo deixa um pouco a desejar. O goleiro Dominik Livakovic, os defensores Duje Caleta-Car, Dejan Lovren e Marin Pongracic são bons, mas não são de primeira classe.

No meio-campo, por outro lado, Marcelo Brozovic, Mateo Kovacic, Luka Modric e Nikola Vlasic são jogadores da mais alta categoria. Com Ante Rebic e Andrej Kramaric, a Croácia também tem dois atacantes de primeira classe.

Em todas as partes, há também bons jogadores reservas.  Fato é que os vice-campeões mundiais estão  bem servidos em todos os setores do campo.

🇸🇰 Eslováquia

O treinador da Eslováquia é Stefan Tarkovic. Ele tem um plantel sólido à sua disposição, inclusive com alguns jogadores que podem fazer a diferença. Um exemplo é o defensor Milan Skriniar, que joga na Inter de Milão.

No meio-campo, as esperanças estão em Stanislav Lobotka, Ondrej Duda e Marek Hamsik. O capitão da equipe, porém, está no final da sua carreira. Além disso, falta o homem que se destaque no setor ofensivo. Aqui, as esperanças repousam principalmente em Robert Bozenik. No entanto, o jovem de 21 anos ainda não está preparado para desempenhar um papel de liderança.

🇷🇺 Rússia

O treinador russo Valeri Karpin assumiu o comando técnico da equipe recentemente. Guilherme, nascido no Brasil, é o goleiro titular.

O Capitão Georgiy Dzhikiya é o chefe da defesa. Ele tem como companheiro no setor defensivo outro brasileiro: Mario Fernandes, um lateral-direito excepcionalmente forte.

Os jogadores no meio-campo são Roman Zobnin, Aleksey Miranchuk e Anton Miranchuk. Nenhuma é de classe mundial, mas cada um têm suas qualidades. O mesmo vale para os dois atacantes Artem Dzyuba e Fedor Chalov. O futuro deve pertencer a este último, pois tem apenas 22 anos de idade.

🇸🇮 Eslovênia

Os eslovenos são comandados pelo treinador Matjaz Kek. Mais recentemente, sofreram uma queda da Liga B para a Liga C na Liga das Nações. Caso queiram terminar em segundo lugar no grupo e participar dos play-offs, os jogadores-chave vão precisar trabalhar duro.

Naturalmente, isto inclui principalmente o goleiro Jan Oblak, do Atlético de Madrid. Mas o atacante Josip Ilicic também continua em forma apesar da sua idade avançada (33 anos).

Além disso, a Eslovênia tem bons jogadores de ataque, como Andraz Sporar e Benjamin Verbic. O meio-campo deve ser um motivo de preocupação. Há também uma falta de classe generalizada.

🇲🇹 Malta e 🇨🇾 Chipre como cartas fora do baralho

Chipre e Malta encerram o Grupo H das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 como pouco  destaque. Para ambas as equipes, a principal preocupação é não terminar em último. No duelo da ilha, porém, os Cipriotas parecem ligeiramente mais fortes. Os malteses não têm jogadores como o zagueiro central Konstantinos Laifis ou Pieros Sotiriou.

As duas equipes provavelmente só desempenharão um papel relevante no resultado final das eliminatórias para a Copa do Mundo se conseguirem tirar pontos das outras equipes inesperadamente.

A nossa previsão: Croácia e mais um

Já ficou claro que acreditamos que a Croácia irá prevalecer no Grupo H das eliminatórias do Mundial 2022. A equipe é muito forte em comparação com os concorrentes. Seria uma grande surpresa se a equipe croata não ficasse em primeiro lugar.

Atrás, porém, devemos ter uma disputa interessante. A Eslováquia e a Rússia são candidatas para terminarem em segundo lugar. Se a Eslovênia jogar consistentemente ao mais alto nível, pode causar uma surpresa. Nenhuma das três equipes está autorizada a tropeçar nos confrontos diretos. Os duelos diretos, inclusive, serão sem dúvida quentes e emocionantes.

>> Voltar a todos os grupos de eliminatórias da Copa do Mundo 2022