O Brasil vai contratar um estrangeiro como técnico?

3 min. de leitura
Todas as notícias de futebol

A Copa do Mundo da FIFA 2022 no Qatar marcou o fim de uma era para a seleção brasileira, após a eliminação nas quartas-de-final – o mesmo destino que ele sofreu no torneio de 2018. Agora, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está pronta para nomear um novo treinador-chefe, provocando uma intensa discussão entre os fãs de futebol.

Ainda não se sabe quem será o sucessor de Tite, mas o que é certo é que a CBF está prestes a tomar uma decisão crítica. Quem assumir o desafio terá a tarefa de trazer a glória de volta para a seleção brasileira após diversas decepções das Copas passadas.

Os mais cotados para substituir Tite

Zinedine Zidane

Zinedine Zidane, segundo consta, é um dos perfis ideais para a Federação Brasileira de Futebol (CBF), que está em busca de um técnico para suceder Tite após a decepcionante derrota contra a Croácia na Copa do Mundo de 2022.

O lendário técnico de futebol francês Zinedine Zidane foi tocado como um potencial treinador da seleção brasileira após a Copa do Mundo da FIFA 2022 no Catar.

Zidane fez história enquanto dirigia o Real Madrid, levando Los Blancos a três títulos consecutivos da Liga dos Campeões da UEFA entre 2016 e 2018. Com seu histórico e experiência comprovados, Zidane é visto como o um candidato forte para assumir a seleção brasileira.

Carlo Ancelotti

O nome de Carlo Ancelotti também foi mencionado em relatórios sobre o potencial sucessor, mas o treinador do Real Madrid está concentrado unicamente em sua própria equipe e não contempla nenhum outro cenário possível a não ser o de cumprir seu contrato.

“Por enquanto, estou ótimo no Real Madrid, temos muitos objetivos nesta temporada”, disse recentemente Ancelotti.

Fernando Diniz

Fernando Diniz é um dos maiores gestores brasileiros de todos os tempos, tendo administrado 17 clubes diferentes ao longo de sua carreira, incluindo Fluminense, São Paulo e Santos. Ele levou o São Paulo a um recorde de 17 jogos invicto na Serie A de setembro a dezembro, um feito que o levou a ser apelidado de o maior treinador brasileiro.

Com uma das melhores porcentagens de vitórias no jogo, ele é um candidato ideal para o time brasileiro que busca jogar futebol ofensivo. Apesar de ainda não ter ganho nenhum troféu importante, ele tem potencial para se tornar o melhor treinador do Brasil.

Apesar da falta de títulos, muitos reconhecem que Diniz ainda não liderou um clube com os recursos necessários para competir por troféus.

Polêmica de técnico estrangeiro

O Brasil não nomeia um técnico estrangeiro há mais de 50 anos e nunca foi cogitado a alguém que não nasceu nos pais de futebol liderar a seleção em uma Copa do Mundo. Tanto Pep Guardiola quanto Carlo Ancelotti foram abordados sobre o papel, ambos sem sucesso.

“É hora de dar uma chance a um jovem treinador brasileiro”, disse Cafu. “Temos quatro anos para formar uma equipe e dar a um jovem treinador a tranquilidade para fazê-lo”.

Com o apoio de Ronaldo e Neymar, estou confiante de que o Brasil pode formar uma grande equipe”. Vamos dar a Fernando Diniz, o gerente do Fluminense, uma oportunidade de nos levar ao sucesso”.