Fernando Santos será o treinador da Polônia

3 min. de leitura
Todas as notícias de futebol

Técnico mais vitorioso da história da “Seleção das Quinas”, Fernando Santos deverá treinar a Polônia rumo à Eurocopa 2024 e visando também a Copa do Mundo de 2026. Segundo informações da Record, de Portugal, e da imprensa polaca, o comandante deverá ser anunciado no cargo nesta terça-feira (24) para ocupar a principal cadeira do futebol polonês. 

Pelo Twitter, o presidente da Federação de Futebol da Polônia, Cezary Kulesza, convocou uma coletiva de imprensa para o início da tarde (horário local) e admitiu que a busca por um novo treinador tinha chegado ao fim: “A escolha não foi fácil, mas acredito que com o novo treinador viveremos muitos momentos lindos”.

Fernando Santos chega à Polônia para substituir Czeslaw Michniewicz, que ficou por cerca de um ano no cargo, após Paulo Sousa, outro português, deixar o comando polaco rumo ao Flamengo, onde não obteve o sucesso esperado. O treinador, de origem bielorrussa, deixou o cartáter de “tampão” para trás e levou as “Águias Brancas” à Copa do Mundo de 2022. No Mundial do Catar, apresentou um futebol pragmático, mas conseguiu fazer com que seus comandados avançassem no Grupo C, caindo nas oitavas de final para a França. 

Fernando Santos já é contestado na Polônia

Nem bem chegou e Fernando Santos já é contestado na Polônia. O motivo seria sua filosofia mais pragmática para abordar o jogo, que foi vista na seleção portuguesa desde 2014, quando assumiu o cargo. No supracitado Record, um jornalista polonês afirmou que parte da opinião pública do país entende que essa visão de jogo seria um retrocesso, já que as Águias Brancas já vêm de um comandante com mesmo estilo.

Essa filosofia, por sinal, foi o que fez com que Fernando Santos deixasse a cadeira de comandante da seleção lusa. Tendo em mãos uma geração talentosa do meio-campo para frente, com nomes como Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rafael Leão, João Félix e, claro, Cristiano Ronaldo, muitos entendiam que Portugual jogava aquém de suas possibilidades.

Não à toa, Portugual deixou a última Copa do Mundo com um fraco desempenho contra Marrocos, nas quartas de finais do torneio. Naquela partida, inclusive, Cristiano Ronaldo viu o jogo do banco, devido ao fraco desempenho recente no comando do ataque luso.

Porém, vale lembrar que Fernando Santos é o treinador mais vitorioso da seleção lusitana. Sob seu comando, Portugal conquistou a Eurocopa 2016 e a Nations League 2019. No total, foram 109 partidas, com 68 vitórias.