Apenas alguns dias antes do início da Copa do Mundo de 2022 no Qatar, Randal Kolo Muani foi convocado pelo técnico Didier Deschamps para substituir Christopher Nkunku, que se lesionou em treinamento, e se tornou um dos grandes vencedores da seleção francesa.
Embora o atacante do Eintracht Frankfurt não tenha marcado pouco antes do fim da prorrogação na final contra a forte reação do goleiro argentino Emiliano Martinez e, portanto, não tenha conseguido chutar a Equipe Tricolore para seu terceiro título da Copa do Mundo, no geral, o jogador de 24 anos com a camisa da França deixou uma impressão duradoura no cenário mundial.
Brilho nas semifinais e finais
Não tanto na fase preliminar, na qual Kolo Muani jogou apenas na terceira partida do grupo contra a Tunísia (0x1), o que foi relativamente sem importância porque a equipe já havia garantido a vaga na final, mas sim na fase final do torneio. O atacante de 1,87 metro marcou o gol decisivo na semifinal contra o Marrocos pouco depois de sua substituição para fazer 2×0 e depois desempenhou um papel importante na volta da França de 2×0 na final.
Kolo Muani, junto com Marcus Thuram, chegou antes do intervalo para o decepcionante Ousmane Dembele e Olivier Giroud em um jogo que tinha sido muito unilateral em favor da Argentina. Com uma nova linha ofensiva, no entanto, a França encontrou cada vez mais o seu lugar no jogo. O gol de Kolo Muani sobre Nicolas Otamendi e a cobrança de pênalti imediatamente após o retorno que levou a França a um acréscimo espetacular – mas não ao título da Copa do Mundo por causa da disputa de pênaltis perdida.
Kolo Muani se converteu, como só Kylian Mbappe tinha feito, mas como Kingsley Coman e Aurelien Tchouameni não conseguiram manter sua coragem, um ano notável para o atacante de Frankfurt foi negado sua coroa de glória. Entretanto, dadas as enormes qualidades de Kolo Muani, não é muito ousado prever que seu desenvolvimento positivo continuará.
Apesar de um contrato que vai até 2027, o caminho de Kolo Muani pode em breve levá-lo para longe de Frankfurt. De qualquer forma, tanto as boas atuações na Copa do Mundo como também cinco gols e dez assistências em seus primeiros dez jogos da Bundesliga obviamente despertaram o interesse de clubes renomados.
Manchester United e o Bayern de olho?
De acordo com a L’Équipe, o Manchester United colocou antena para Kolo Muani e está preparado para pagar uma taxa de transferência de 60 milhões de euros. Entretanto, de acordo com o jornal comercial francês, os Red Devils têm uma grande competição na forma do FC Bayern de Munique, que gostaria de assinar um sucessor de primeira classe para Robert Lewandowski no verão de 2023 com um ano de atraso.
Harry Kane (Tottenham Hotspur) também é considerado um candidato pelos campeões recordistas, mas o capitão da seleção inglesa não é apenas cinco anos mais velho, mas também seria mais caro do que Kolo Muani um ano antes do fim de seu contrato com o Spurs.
Se seu plano original de permanecer em Frankfurt por mais um ano e amadurecer ainda mais na Eintracht sobreviverá à primavera é pelo menos questionável em vista destas alternativas. Também resta saber se Munai estará na seleção francesa para o início das eliminatórias da Eurocopa 2024, em março.