Grécia e Emirados Árabes Unidos com novos treinadores

3 min. de leitura

Em poucos dias, duas nações apresentaram um novo técnico, Grécia e Emirados Árabes Unidos. Enquanto a Grécia, após uma longa busca, instalou Gustavo Poyet como sucessor de John van’t Schip, que renunciou em novembro, Rodolfo Arruabarrena nos Emirados Árabes Unidos sucedeu Bert van Marwijk, que havia sido demitido recentemente.

Poyet com opção até EURO 2024

É claro que a federação grega teve tempo para decidir sobre Poyet, já que os próximos jogos competitivos não estão no programa até junho, depois de não se classificarem para a Copa do Mundo de 2022 no Catar. Em seguida, os helenos enfrentam a Irlanda do Norte e Kosovo como parte da Liga das Nações, bem como Chipre ou Estônia. O simples fato de que a Grécia só pode ser titular na terceira divisão C da Liga das Nações 2022/23 deixa claro o fato de que os campeões europeus de 2004 perderam seu status nos últimos anos.

O Poyet uruguaio deve agora elevar novamente a seleção grega a um patamar superior. O técnico de 54 anos, que inicialmente assinou um contrato até o final de 2023, mas que seria estendido ao torneio na Alemanha se ele se classificasse para a EURO 2024, está inovando com seu compromisso na Grécia.

Porque até agora Poyet estava ativo apenas como treinador do clube. Mais recentemente, o ex-profissional da Premier League treinou o CD Universidad Católica no Chile até agosto de 2021 e foi anteriormente o treinador do Brighton & Hove Albion, AFC Sunderland, Betis Sevilla e Girondins Bordeaux – assim como no AEK Athens de outubro de 2015 a abril de 2016, de onde vêm os primeiros pontos de contato com o futebol grego.

Emirados Árabes Unidos com chances intactas de Copa do Mundo

Ao contrário da Grécia, os Emirados Árabes Unidos ainda têm chances de se tornar uma das 32 seleções da Copa do Mundo de 2022. Indo para os dois últimos jogos da fase de grupos das eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2022, os Emirados Árabes Unidos estão bem atrás, com nove pontos em oito jogos, atrás do inalcançável Irã e Coreia do Sul, mas à frente do Líbano, Iraque e Síria em terceiro lugar. No Iraque (24 de março) e contra a Coreia do Sul (29 de março), os Emirados Árabes Unidos têm em suas mãos pelo menos chegar aos play-offs em terceiro lugar.

O argentino Rodolfo Arruabarrena, que esteve no comando do Boca Juniors (2014 a 2016) durante sua carreira de treinador e mais recentemente treinou o Pyramids FC no Egito, ficará no banco no final de março. O jogador de 46 anos assinou contrato até o verão de 2023 e, portanto, até o final da Copa da Ásia na China.