Grupo I da Qualificação na Eurocopa 2024 com Suíça e Israel

O Grupo I da qualificação da Euro 2024 pode ser a chance para algumas equipes que muitas vezes têm problemas para se qualificar de forma regular para campeonatos. Nenhum dos grandes favoritos ao título está neste grupo. O grupo I é liderado pela Suíça, a única equipe que se geralmente se qualifica para grandes torneios.

As outras equipes, Israel, Romênia, Kosovo, Belarus e Andorra, por outro lado, tradicionalmente têm grandes problemas neste assunto. Mas pelo menos uma equipe deles também irá para a Alemanha pela Eurocopa 2024. Analisamos o grupo abaixo.

A propósito, você pode encontrar aqui todos os grupos das eliminatórias da EURO 2024. As equipes da UEFA foram divididas em dez grupos diferentes.

Tabela da Qualificação do Grupo I da Eurocopa 2024

Calendário da Qualificação do Grupo I Eurocopa 2024

Análise: a Suíça está à altura de seu papel de favoritos?

A Suíça é claramente a favorita neste grupo. No passado, porém, eles pareceram bem, especialmente contra equipes maiores, e tiveram repetidamente problemas em partidas que deveriam ter vencido. Portanto, não é, de forma alguma, uma conclusão inevitável que a seleção irá garantir um dos dois primeiros lugares no grupo. Vamos dar uma olhada mais detalhada nas equipes.

Suíça 🇨🇭

O jogador-chave da Suíça nas eliminatórias da Eurocopa 2024 é o capitão Granit Xhaka no meio-campo central. Em Denis Zakaria, ele tem agora ao seu lado um poderoso parceiro para a organização defensiva. Manuel Akanji deveria ser o chefe da defesa, mas ele vem lutando há algum tempo com uma curva de forma fortemente flutuante.

Yann Sommer continua a ser o goleiro principal. Entretanto, Gregor Kobel é definitivamente uma boa alternativa. Na dianteira, o nível cai um pouco. No entanto, este problema poderia resolver-se por si mesmo assim que Noah Okafor desse o próximo passo em seu desenvolvimento.  

Israel 🇮🇱

Desde que Munas Dabbur anunciou sua aposentadoria da seleção israelense em julho de 2022, o papel de jogador-chave passou para Manor Solomon, de esquerda. Este último, entretanto, lutou com lesões na primeira metade da temporada de 2022/23. Sua forma pode, portanto, ser um problema – e tornar-se uma dificuldade real para Israel, já que o nível atrás dele cai significativamente. Há uma falta de classe na defesa em particular.

Romênia 🇷🇴

O esquadrão romeno está aproximadamente no mesmo nível que o israelense. Não há jogadores que se destacam na equipe. Entretanto, o meio-campo de Razvan Marin, Alexandru Cicaldu e Ianis Hagi é combativo e conhecido por ter atuado de forma sólida. Se Israel é melhor no ataque, a Romênia tem claramente o melhor meio-campo. Na defesa, no entanto, esta equipe também tem seus problemas.

Kosovo 🇽🇰

Kosovo esteve nos play-offs da Liga das Nações no último Campeonato Europeu, mas não na final. Desta vez, deve funcionar diretamente através das eliminatórias. E o material do jogador é bastante promissor com o capitão e chefe de defesa Amir Rrahmani, o centroavante Vedat Muriqi e o lateral-direito Milot Rashica. A Suíça é mais forte. Mas Kosovo certamente não tem que se esconder de Israel e da Romênia.

Belarus 🇧🇾

Belarus não tem um plantel competitivo há anos. Isto não mudou para a qualificação para a Eurocopa 2024. Não há qualidade suficiente em nenhuma parte da equipe para desafiar qualquer uma das quatro equipes mencionadas acima. O jogador mais conhecido é provavelmente o capitão Evgeniy Yablonskiy.

Mas provavelmente você também nunca ouviu falar dele, a menos que por acaso siga de perto o futebol grego e bielorrusso. A curva do formulário também fala contra a Bielorrússia. Na Liga das Nações, a equipe competiu na Liga C da Liga das Nações e permaneceu sem vencer.

Andorra 🇦🇩

Andorra é um dos menores países do mundo – e, consequentemente, tem uma das seleções consideradas mais fracas da competição. Com o goleiro Iker Alvarez, há pelo menos um jogador em um segundo time de um campeonato europeu de primeira linha – e, portanto, pelo menos recebe treinamento regular de alto nível. Mas é só isso.

Na Liga D das Nações, no entanto, eles não têm se saído muito mal ultimamente. Andorra teve apenas duas derrotas. Estes foram contra a Moldávia e a Letônia. Por outro lado, eles venceram Liechtenstein duas vezes e empataram os outros jogos. A equipe não deve de forma alguma ser uma ameaça para as equipes do grupo. Mas Belarus pode ter uma surpresa desagradável.

Previsões: Kosovo pode surpreender

Se tudo correr normalmente, a Suíça prevalecerá neste grupo e ocupará o primeiro lugar. Mesmo com muita má sorte devido a lesões, a equipe suíça ainda seria visivelmente mais forte do que a das outras equipes. Atrás deles, é de se esperar um duelo pelo segundo lugar, com Israel e a Romênia batalhando entre eles.

O Kosovo, no entanto, é um curinga a esse respeito. Como a equipe só existe há alguns anos, ela ainda é colocada em potes de loteria fracos, mas na verdade é muito mais forte. O Kosovo pode se manter contra Israel e a Romênia. E não é uma conclusão inevitável que a Suíça certamente marcará seis pontos nestes jogos.