Grupo E da Qualificação da Eurocopa 2024 com Polônia e República Tcheca

O grupo E da qualificação da Eurocopa 2024 na Alemanha carece de equipes favoritas. As seleções que compõem o apagado grupo são Polônia, República Tcheca, Albânia, Ilhas Faroe e Moldávia. O jogador mais conhecido grupo pode, portanto, ser o polonês Robert Lewandowski. A superestrela do FC Barcelona faz de sua seleção a leve favorita à classificação.

Entretanto, o fato de não haver outros grandes nomes cria uma atração especial no Grupo E. Os times estão em um nível não tão desigual e demonstram potencial. Está previsto para ser um grupo muito apertado e oferece o potencial para algumas surpresas reais. A Albânia, por exemplo, desfruta da confiança generalizada de que pode conseguir um golpe e garantir um bilhete para a Eurocopa 2024. Nós analisamos este grupo de qualificação para a Eurocopa 2024 para você.

Tabela da Qualificação do Grupo E da Eurocopa 2024

Calendário da Qualificação do Grupo E Eurocopa 2024

Análise do apertado Grupo E da Qualificação

Antes de passarmos à análise detalhada das equipes, vamos dar um breve comentário sobre a qualificação do Campeonato Europeu. Somente as duas melhores equipes da tabela final avançarão através das eliminatórias. Aqueles que não estão em 1º e 2º lugar no final, no entanto, ainda podem esperar pela repescagem das playoffs da Liga das Nações.

Porém, as mesas de classificação final não têm nenhuma relação com a composição das playoffs. As quatro melhores equipes das Ligas A a C da Liga das Nações 2022/23, que não se qualificaram regularmente, jogarão aqui.

Polônia 🇵🇱

Como mencionado, a seleção polonesa está estruturada em torno de Lewandowski. Para que ele consiga os passes necessários para ativar as jogadas do Lewa, Piotr Zielinski deve estar em plena forma no meio-campo ofensivo. Na defesa, as esperanças estão em grande parte sobre Jan Bednarek e Matty Cash. Os quatro jogadores mencionados acima, no entanto, são os únicos que mostram qualidade nas suas jogadas.

Alguns jogadores que também costumavam atuar neste nível, como o atacante Arkadiusz Milik, estão completamente fora de forma. Isto não facilitará as coisas para os poloneses – no entanto, seu plantel é o melhor em comparação com o resto do grupo.

República Tcheca 🇨🇿

Para os tchecos, a situação é semelhante à dos poloneses. A equipe deposita esperanças em torno do superastro da equipe, que é o Patrik Schick. A equipe também tem um meio-campista muito forte, que é o capitão Tomas Soucek.

Atrás desses dois jogadores, no entanto, o nível cai significativamente. Aos tchecos falta um guardião forte e um líder defensivo adequado. David Zima é um defensor central promissor, mas ele ainda é um pouco jovem demais (21) para já liderar a linha.

Albânia 🇦🇱

A Albânia tem construído, em silêncio, uma equipe que tem grande potencial. Com Berat Djimsti e Marash Kumbulla, por exemplo, a equipe tem uma defesa central melhor do que a dos tchecos. O centroavante Armando Broja não é tão bom quanto Schick ou mesmo Lewandowski.

No entanto, ele é um excelente atacante. Com Krstjan Asllani e Nediem Bajrami, a equipe também conta com dois fortes meio-campistas. Se este eixo permanecer saudável e estiver em forma, as outras equipes terão que vencer primeiro os albaneses.

Ilhas Faroe 🇫🇴

As Ilhas Faroe são há muito tempo, sem dúvida, uma das seleções mais fracas da Europa, servindo apenas para “cumprir tabela”. Os jogadores da seleção nem mesmo treinam regularmente. Pelo menos isso mudou neste campeonato: Todos eles são jogadores profissionais que estão sob contrato com vários clubes da Escandinávia.

Nenhum dos jogadores, entretanto, tem qualidade internacional. Na Alemanha, Inglaterra ou Espanha, a equipe dificilmente seria capaz de competir em uma quarta divisão. Esta equipe não tem nenhuma chance real de progredir neste grupo. Também não teria chance alguma em nenhum dos outros grupos de qualificação da Eurocopa 2024.

Moldávia 🇲🇩

A Moldávia tem um jogador em suas fileiras que pode atuar a um nível superior na lateral esquerda, que é o Olek Reabciuk. Além disso, há dois jogadores sólidos no meio-campo. Estes são o capitão Artur Ionita e Vadim Rata. O nível desses jogadores está longe de ser suficiente para ameaçar seriamente a Polônia, a República Tcheca ou a Albânia.

No entanto, deve ser suficiente para se manterem contra as Ilhas Faroe. O objetivo da qualificação para esta equipe deve ser terminar o grupo com pelo menos seis pontos. Cada ponto adicional que a equipe ganhar será um grande sucesso.

Nossa previsão: Somente a Polônia não terá problemas para se qualificar

Isso já foi dito no início: Este grupo é muito limitado. A Polônia, a República Tcheca e a Albânia são três equipes que sem dúvida têm o que é preciso para disputarem uma vaga. É por isso que nossa previsão pode vir como uma surpresa: Pensamos que a Polônia se destacará com relativa facilidade. As outras duas equipes, por outro lado, provavelmente terão que lutar entre si.

Os poloneses têm facilmente o plantel mais forte, têm melhor jogadores em todas as partes da equipe e têm maior qualidade. Se outros jogadores importantes além de Lewandowski ou Zielinski não jogarem, os poloneses podem substituí-los melhor do que os tchecos e os albaneses poderiam. Uma vez que o processo de qualificação se estende por oito meses, é seguro assumir que haverá lesões em algum momento. Este fator em particular poderia, portanto, ser decisivo.