Grupo C da Qualificação da Eurocopa 2024 com Itália e Inglaterra

Quando a qualificação da Eurocopa 2024 forem disputadas na Alemanha, haverá duas remarcas da final da Eurocopa de 2021: A Itália e a Inglaterra se encontrarão. Será a quarta e quinta vez que eles jogarão um contra o outro dentro de dois anos. Eles também se reuniram na Liga das Nações 2022/23, onde os italianos tiveram o melhor final.

Nas eliminatórias para a Eurocopa 2024, as duas equipes podem chegar rapidamente a um acordo para conseguir o ingresso para a Alemanha juntas. Entretanto, os deuses da loteria não facilitam tanto: com a Ucrânia e a Macedônia do Norte, há mais duas equipes no grupo que reivindicam ir para o Campeonato Europeu. O Grupo C é, portanto, também considerado o “grupo da morte” nas eliminatórias. Atrevemo-nos a analisá-lo.

Tabela Eurocopa 2024 Qualificação Grupo C

Calendário do Grupo C para as eliminatórias Eurocopa 2024

Análise do “Grupo da Morte” C

Um breve olhar sobre o regulamento: as equipes classificadas em 1º e 2º lugar garantem os ingressos do grupo para a Eurocopa 2024. Porém, não quer dizer que as outras equipes não estão condenadas a serem espectadoras. Se estiverem entre os melhores times da Liga das Nações 2022 que não se qualificaram regularmente, eles podem competir nos playoffs da competição. No entanto, a porta é fechada através da qualificação. Em casos extremos, isto pode levar a uma equipe classificada em 4º lugar no grupo de qualificação para o Campeonato Europeu, mas a equipe em 3º lugar não.

Itália 🇮🇹

Os atuais campeões europeus experimentaram um passeio de montanha-russa. A vitória no título foi seguida de uma falha na classificação para a Copa do Mundo de 2022, mas a Itália venceu seu grupo da Liga das Nações contra a Inglaterra, Alemanha e Hungria. De qualquer forma, o elenco tem muita qualidade. Jogadores como Nicolo Barella, Federico Chiesa e Gianluigi Donnarumma já provaram há muito tempo sua classe mundial. No papel, a Itália é, sem dúvida, uma das favoritas do grupo.

Inglaterra 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿

A seleção da Inglaterra é provavelmente ainda um pouco mais forte nominalmente do que a da Itália. Capitão Harry Kane no ataque, Phil Foden e Jude Bellingham no meio-campo e jogadores como Trent Alexander-Arnold e Fikayo Tomori na defesa estão entre os melhores jogadores disponíveis em suas posições.

Os ingleses têm vários profissionais de classe mundial à sua disposição na maioria dos cargos. A competição é correspondentemente acirrada. Um exemplo é o duelo entre Raheem Sterling e Jack Grealish, da ala esquerda. Não é comum encontrar uma equipe tão forte como a da Inglaterra no mundo.

Ucrânia 🇺🇦

A seleção da Ucrânia não tem qualidade como a Itália e a Inglaterra. Entretanto, sua equipe também conta com vários jogadores de destaque, como Oleksandr Zinchenko, Ruslan Malinovskyi ou mesmo Ilya Zabarnyi. Em geral, a Ucrânia tem jogadores em todas as seções da equipe que adquiriram experiência ao mais alto nível e que deram provas de si mesmos. Muitos dos jogadores ainda são muito jovens – e, portanto, ainda têm chances para se destacarem. Esta equipe pode causar enormes dores de cabeça aos dois favoritos do grupo.

Macedônia do Norte 🇲🇰

A Macedônia do Norte é uma daquelas equipes que tem um jogador excepcional em suas fileiras, cuja forma é crucial para seu desempenho. O jogador em questão é Eljif Elmas, que comanda o meio-campo ofensivo.

É principalmente no experiente Arijan Ademi que os treinadores confiam para apoiar a Elmas. No geral, o plantel está bem abastecido no meio-campo. No entanto, a defesa e os atacantes carecem do mais alto nível. Se a equipe pode compensar isto por toda uma rodada de qualificação parece questionável.

Malta 🇲🇹

Malta é o grande azarão do grupo. Com o meio-campista central Teddy Teuma, há apenas um jogador no plantel que joga em um nível europeu superior e pode competir aqui. O resto dos jogadores treinam e atuam em um nível que é claramente ainda considerado amador nos principais países europeus. Para Malta, portanto, não se trata seriamente de terminar as eliminatórias em um dos dois primeiros lugares. Ao contrário, ganhar um único ponto seria já um grande sucesso. E mesmo isso será difícil o suficiente.

Previsão: Ucrânia pode causar sérios problemas para os favoritos

Este grupo é um excelente exemplo de como poucos pontos fortes teóricos do esquadrão podem significar na realidade. No papel, a Inglaterra é superior às seleções da Itália e da Ucrânia. No entanto, os Três Leões tiveram que se curvar dolorosamente à Itália várias vezes no passado recente. É claro que isto poderia acontecer novamente nas eliminatórias da Eurocopa.

A Ucrânia, além disso, é sem dúvida suficientemente forte para causar problemas para as duas equipes (ligeiramente) favorecidas. A Macedônia do Norte provavelmente pode fazer o mesmo em uma partida, mas não para toda a fase de grupos. Nosso palpite é que duas das três equipes da Inglaterra, Itália e Ucrânia irão avançar. A terceira equipe, entretanto, ainda se qualificará através das finais. A qualidade dos times presentes no grupo é simplesmente muito alta.