Grupo A da Qualificação da Eurocopa 2024 com Espanha e Noruega

A contagem regressiva para a Eurocopa 2024 na Alemanha já começou. Os grupos de qualificação foram sorteados em Frankfurt no início de outubro de 2022. O jogo começa em 23 de março de 2023 e termina em 21 de novembro do mesmo ano. O bilhete para a final será ganho pelas duas equipes nos dez grupos de qualificação da Eurocopa 2024 que terminarem em primeiro ou segundo lugar.

No Grupo A, a Espanha é uma equipe para a qual o avanço é uma obrigação. Os ibéricos estão entre os grandes favoritos para ganhar o título. A sorte do sorteio parece estar a seu favor, pois eles têm que jogar contra a Escócia, Noruega, Geórgia e Chipre nas eliminatórias. Mas uma grande surpresa não pode ser descartada. Além disso, é completamente aberto quem pode garantir o segundo lugar. Vamos dar uma olhada analítica no Grupo A da qualificação da Eurocopa 2024.

Tabela Eurocopa 2024 Qualificação Grupo A

Calendário do Grupo A para as eliminatórias Eurocopa 2024

Análise: a Espanha tem a melhor equipe

Na teoria, as coisas estão bem claras para o Grupo A: Em termos de força do elenco, nenhuma das outras equipes chega nem perto de igualar os ibéricos. O mesmo se aplica à profundidade do esquadrão. A Espanha teria que falhar várias vezes para comprometer sua qualificação – ou, por exemplo, teria que jogar com um azar sem precedentes devido a lesões. Mas, como todos sabemos, as coisas não são tão simples quando a bola está realmente rolando como parecem na superfície.

Espanha 🇪🇸

A Espanha tem jogadores que se destacam em cada posição na equipe. Com Robert Sanchez, por exemplo, surgiu um goleiro de nível mundial que tem apenas 25 anos durante a qualificação. Depois, há jogadores como Dani Carvajal e Pau Torres na defesa. No meio-campo, as duas jóias Gavi e Pedri jogam ao lado do capitão Sergio Busquets. No ataque, os espanhóis conhecem Marco Asensio e Álvaro Morata, entre outros, em suas próprias fileiras.

Noruega 🇳🇴

A Noruega é basicamente o modelo oposto ao da Espanha. Na seleção, existe um jogador que se destaca. Este é, é claro, o centroavante Erling Haaland. Entretanto, com Joshua King e o capitão Martin Ödegaard, os noruegueses têm mais dois jogadores de destaque na ofensiva em suas próprias fileiras.

Além disso, há alguns jogadores que recentemente deram um grande salto em frente, como Julian Ryerson ou Jens Petter Hauge. Nenhum desses jogadores oferece a classe mundial absoluta que Haaland tem. Mas todos eles são fortes e não devem ser subestimados. Haaland é possivelmente um dos o melhores jogadores de todo o grupo.

Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿

Os escoceses estão em alta há alguns anos. Por exemplo, eles conseguiram se classificar para a Eurocopa de 2021, embora tenham sido eliminados na rodada preliminar. No entanto, os adversários eram a Inglaterra, a Croácia e a República Tcheca. Como parte da qualificação para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, a equipe pôde participar das eliminatórias. Aqui, no entanto, a Ucrânia era muito forte.

Com Billy Gilmour, os britânicos finalmente têm outro enorme talento no meio de campo, que pode amadurecer ao lado de jogadores como John McGinn e, é claro, Scott McTominay. O que falta ao elenco escocês é um atacante perigoso.

Geórgia 🇬🇪

O elenco georgiano é formado em grande parte por jogadores desconhecidos, que na melhor das hipóteses são de nível europeu médio. No entanto, há duas grandes exceções. Primeiro, há um excelente goleiro em Giorgi Mamardashvili.

Em segundo lugar, a equipe tem um excelente esquerdino que é Khvicha Kvaratskhelia. Ambos também são ainda jovens – portanto, devem melhorar ainda mais no futuro. Que eles podem fazer a diferença para toda a qualificação parece duvidoso. Em jogos individuais, no entanto, eles podem apresentar problemas consideráveis para seus oponentes com sua classe.

Chipre 🇨🇾

O Chipre certamente também gostaria de ter jogadores de classe mundial para melhorar sua seleção. No entanto, a equipe não tem jogadores de qualidade. O melhor jogador é o centroavante Pieros Sotiriou. Não há um único profissional no plantel que jogaria em uma das principais ligas europeias. A equipe não é, portanto, mais do que um melhor parceiro de luta em muitos jogos

Nossa previsão: Atrás da Espanha, será disputado  

No Grupo A, as previsões para o primeiro e último lugares parecem relativamente simples. Não há dúvida de que os espanhóis devem prevalecer e ocupar o primeiro lugar. O elenco é simplesmente muito melhor em comparação com o de qualquer adversário. E o Chipre tem que ser realista e se contentar com o último lugar. 

Os jogadores das outras equipes são muito mais fortes – isto também se aplica à Geórgia. Atrás da Espanha, no entanto, é provável que as coisas sejam apertadas. O primeiro competidor é a Noruega, mas os escoceses não se renderão sem lutar – e podem ferir qualquer adversário. É provável que os jogos contra a Geórgia sejam decisivos. Quem perder pontos aqui provavelmente terá que esperar pela repescagem da Liga das Nações para poder viajar para a Alemanha, afinal.