Como é bem sabido, a divisão entre 1949 e 1990 ainda hoje molda história da Alemanha. Mesmo o processo de reunificação ainda não foi socialmente concluído. Neste sentido, o esporte pode e deve ser uma ponte importante neste processo. Por esta razão, quando grandes eventos são organizados por todo o país, as competições devem ser sempre realizadas na parte oriental do país, que costumava ser a RDA. Leipzig já desempenhou este papel na Copa do Mundo de 2006 e isto também se aplicará na EURO 2024.
No entanto, há sim uma diferença significativa entre a antiga e a atual Alemanha. Em 2006, o futebol profissional era apenas algo que as pessoas na metrópole saxônica conheciam da televisão. Entretanto, um dos melhores clubes do país, o RB Leipzig, joga nesta cidade e se tornou um dos times regulares na Liga dos Campeões. O antigo Estádio Central de Leipzig tornou-se a Red Bull Arena, que será simplesmente chamada de RB Arena na Eurocopa 2024.
Fatos e dados sobre da Red Bull Arena em Leipzig
🏟️ Capacidade: 46.635 lugares
🎉 Inauguração: Março de 2004
🏗️ Arquitetos: Wirth + Wirth, Glöckner, Körber Barton Fahle, IPL Ingenierplanung Leichtbau, Zech Planungs GmbH
🏠 Equipe principal: RB Leipzig
💰 Custo: 116 milhões de euros
Todas as informações sobre o estádio da EURO 2024 em Leipzig
Leipzig era originalmente o lar do antigo Zentralstadion, que foi construído em 1956. Tinha capacidadee, oficialmente, de 100.000 espectadores. No entanto, era um edifício típico da RDA. Não era moderno, não era particularmente seguro e certamente não era confortável. Houve apenas uma renovação, que ocorreu em 1977.
Após a reunificação, o estádio foi concebido como um local para jogos da Bundesliga – afinal de contas, o VfB Leipzig estava temporariamente na mais alta divisão da Alemanha. Mas como a arena estava dilapidada, o número de espectadores teve que ser limitado a 40.000.
Nova arena trouxe jogos da Copa do Mundo de 2006
Em 1998 – dois anos antes da Copa do Mundo de 2006 concedida à Alemanha – o antigo Estádio Central foi demolido. A nova arena, com o mesmo nome, seria construída no mesmo local e acomodaria 44.000 espectadores. A idéia era criar uma arena altamente funcional que fosse adequada para jogos de futebol da categoria mais alta do futebol alemão. Todos em Leipzig tinham em seus ouvidos a promessa do então presidente da Alemanha, Egidius Braun, de que haveria jogos na Saxônia se a proposta para a Copa do Mundo de 2006 fosse aceita.
E assim aconteceu. Leipzig tornou-se uma das sedes para a Copa das Confederações de 2006 e eventualmente uma das sedes para a Copa do Mundo de 2006. Depois disso, porém, as preocupações começaram. Não havia efetivamente nenhum esporte profissional na cidade que pudesse utilizar o estádio. A equipe amadora FC Sachsen Leipzig até jogou de 2004 a 2009, mas a manutenção das instalações era muito deficitária. Nem mesmo a final da Premiere League disputada de 2005 a 2007 ajudou muito.
Red Bull assume em Leipzig
Em 2009 veio o auxílio. A Red Bull assumiu o controle de um clube local, mudou seu local de origem para o estádio, comprou os direitos de nomeação para a arena por 30 anos e a modernizou. O recém-fundado RB Leipzig estava jogando na quarta divisão na época. Desde 2016, o estádio até pertence à Red Bull.
Desde então, a empresa de bebidas vem expandindo o estádio para 57.000 assentos. Devido a circunstâncias externas, porém, estes planos tiveram que ser enterrados em 2021. As modernizações anteriores e a capacidade correspondente permanecerão. Possivelmente, uma expansão poderia ocorrer após a Eurocopa 2024 – mas isso é um tópico para outro texto.
Visualmente, o estádio, que é usado exclusivamente para shows além de futebol, é relativamente “normal”. Apenas as seções curvas do telhado se destacam. Era desejado pela cidade quando foi construído. E a Red Bull também é adepta de projetos mais tradicionais para seus próprios estádios.
Este é a sede da EURO 2024 Leipzig
Leipzig, uma das dez sedes da EURO 2024, tem uma população de quase 600.000 habitantes. Isto torna a metrópole central da Alemanha a maior cidade do Estado Livre da Saxônia. Leipzig tem sido tradicionalmente um centro de comércio, transporte, negócios e administração. Ao mesmo tempo, a influência de Leipzig se estende além das fronteiras do estado federal. Junto com Halle an der Saale (Saxônia-Anhalt), Leipzig forma uma conurbação na qual vivem 1,1 milhões de pessoas.
Leipzig foi fundada no século XII e rapidamente adquiriu uma feira que se tornaria formativa para a história da cidade. Durante séculos, a metrópole saxônica foi o coração da Europa Central do comércio de peles. O Terceiro Reich concedeu-lhe mesmo temporariamente o título de “Reichsmessestadt” (Cidade Imperial da Feira). Entretanto, a restrição à economia não é completamente justa. Afinal de contas, Leipzig também é o lar de algumas das melhores universidades do país. Além disso, a cidade pode esperar por uma cena criativa próspera.
Esportes & Atrações em Leipzig
Os pontos turísticos mais famosos da cidade incluem o Museu Grassi e a Casa Schiller. O Panômetro, a Ópera e a Nova Gewandhaus também atraem convidados repetidamente. Se você quiser permanecer e desfrutar da natureza, visite Johannapark, que existe desde o século XIX.
Além do RB Leipzig, o HC Leipzig é um dos times de handebol feminino de maior sucesso na Alemanha. Esta é uma das equipes de handebol feminino de maior sucesso na Alemanha. Além disso, várias associações mantêm bases nas antigas instalações da RDA. No entanto, não lhes foi dado grande destaque.