Sede da EURO 2024 Gelsenkirchen: A Arena AufSchalke (Arena Veltins)

O nome Schalke também é conhecido internacionalmente pelos fãs de futebol. Afinal, o clube com esse nome jogou repetidamente na Champions League e na Europa League. Em 1997, ele também conquistou a Copa da UEFA. É por isso que muitos torcedores costumam se surpreender ao saber que a cidade natal do clube não é o Schalke, mas Gelsenkirchen.

O nome do clube se refere ao distrito em que o clube está localizado. Existem casos semelhantes na Alemanha, que, no entanto, incluem a cidade inteira em seu nome. O Werder Bremen é um exemplo. Graças ao seu sucesso, o Schalke foi capaz de construir uma das arenas mais modernas e bonitas da Alemanha a tempo para a Copa do Mundo de 2006. Claro, este também se tornou sede para a EURO 2024.

Arena AufSchalke como sede para a EURO 2024 na Alemanha
Arena AufSchalke  (Veltings Arena) em Gelsenkirchen (Fonte: Wikipedia, Arne Müseler, CC BY-SA 3.0 de)

Fatos e dados sobre a Arena AufSchalke

🏟️ Capacidade: 49.471 lugares
🎉 Inauguração: Agosto de 2001
🏗️ Arquitetos: Günter Kus
🏠 Equipe principal: FC Schalke 04
💰 Custo: aprox. 200 milhões de euros

Todas as informações sobre o estádio da EURO 2024 em Gelsenkirchen

O Parkstadion foi por muito tempo a casa do FC Schalke 04. Foi construído para a Copa do Mundo de 1974 e substituiu a arena Glückauf. No entanto, o novo estádio tinha várias fraquezas estruturais e também tinha que enfrentar os danos causados pela mineração. Já na década de 1980, portanto, surgiram os planos de substituir o Park Stadium por uma nova arena, mas as finanças desastrosas do clube impediram…

Nos anos 90, o então gerente Rudi Assauer foi capaz de reabilitar o clube. Isto tornou possível a realização dos planos para um novo estádio. Já era hora, pois áreas cada vez maiores do Parkstadion foram dilapidadas e tiveram que ser fechadas. Em 1998, a pedra fundamental foi colocada para a Arena AufSchalke. Em 2001, foi realizada a cerimônia de abertura. O clube parceiro FC Nürnberg e o rival Borussia Dortmund foram convidados para jogar um torneio de blitz.

Nova arena bem ao lado

O novo estádio foi construído bem ao lado do antigo. Isto significava que a Schalke poderia continuar a utilizar as soluções de acesso anteriores. Após a abertura, a antiga arena foi demolida. Provavelmente, o marco mais marcante do novo estádio é o telhado completamente fechado, o que lhe rendeu o nome ridículo de pavilhão desportivo entre alguns torcedores. Desde 2005, o estádio tem sido chamado de Veltins Arena. Desde 2019, a praça em frente ao estádio é chamada de Rudi-Assauer-Platz para comemorar o dirigente que morreu naquele ano. O estádio está localizado na Rudi-Assauer-Platz 1.

Desde 2010, uma média de 2,3 a 2,6 milhões de pessoas compareceram aos jogos na arena a cada ano. Isto o torna regularmente um dos estádios mais bem assistidos da Alemanha. Em 2014, chegou mesmo a ocupar o primeiro lugar nesta estatística. Somente a Allianz Arena em Munique e o BVB Stadion em Dortmund conseguiram atrair ainda mais espectadores.

Além da Copa do Mundo de 2006, outros grandes eventos futebolísticos também aconteceram no estádio. Por exemplo, a final da Liga dos Campeões, em 2004, e a Super Copa. Outros esportes que são convidados regulares na arena são o biatlo e o boxe. Eventos de TV, concertos e estréias de filmes também foram realizados na Veltins Arena. O mesmo se aplica aos dardos.

>> Todos os estádios da EURO 2024.

Este é a sede da Euro 2024 Gelsenkirchen

Com 260.000 habitantes, Gelsenkirchen é uma das principais cidades da região do Ruhr. Faz parte da região metropolitana do Reno-Ruhr, a Landschaftsverband Westfalen-Lippe e a Regionalverband Lippe. Outras grandes cidades da Renânia do Norte-Vestfália, como Düsseldorf, Dortmund e Bochum, também estão próximas. Gelsenkirchen costumava ser chamada de “Cidade dos 1.000 Incêndios”. As numerosas empresas de mineração de carvão utilizavam tochas para descartar o excesso de gás. Entretanto, esta prática foi abandonada há muito tempo.

Gelsenkirchen surgiu como uma cidade no século XI. No entanto, as pessoas vivem aqui desde a Idade do Bronze, segundo os vestígios de assentamentos encontrados por arqueólogos. Estes indicam que vários povos indígenas caçadores eram até mesmo da área atual da cidade. O nome atual é conhecido desde o século XII e é em Middle Low German (baixo alemão médio ou saxão médio). Traduzido, significa “igreja pelos colonos”. Portanto, também indica o que foi decisivo para a nomeação.

Historicamente, Gelsenkirchen só fez uma pequena aparição. No século XVII, 15 mulheres foram executadas como parte de uma caça às bruxas. Por esta época, a cidade também se tornou parte da Prússia. No século XIX, amanheceu a era da industrialização. Graças ao carvão no solo e às boas conexões ferroviárias, Gelsenkirchen cresceu rapidamente e, a partir de então, foi capaz de se tornar uma grande cidade. Mais e mais empresas da indústria pesada se estabeleceram aqui. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi, portanto, alvo de inúmeros bombardeios.

Turismo na EURO 2024 em Gelsenkirchen

Gelsenkirchen não é, sem dúvida, uma das mais belas cidades da Alemanha. Quase nenhum alemão discordaria disso. No entanto, há alguns pontos turísticos especiais que vale a pena ver. Estes incluem, por exemplo, a nova sinagoga, o Parque das Ciências, o ZOOM Erlebniswelt e a Igreja da Santa Cruz.

O parque de ciências em Gelsenkirchen
O parque de ciências em Gelsenkirchen (Fonte: Wikipedia, Thomas Robbin, CC BY-SA 3.0)

A maior e mais conhecida estrutura da cidade, no entanto, é a Arena Veltins. O Schalke 04 é sem dúvida o carro-chefe absoluto da cidade. O clube é também o time de basquete mais bem sucedido de Gelsenkirchen. O atletismo é praticado ao mais alto nível na metrópole do Ruhr. O local geralmente é o Estádio Jahn. Há também uma pista de corridas de arnês.