futeboleiro.com

Munique e a Allianz Arena como Sede da EURO 2024

Não há muito a dizer sobre a importância de Munique para o futebol. Isto não se limita à Alemanha, mas se aplica a toda a Europa. Afinal, o FC Bayern München, um dos maiores, mais ricos e mais bem-sucedidos clubes do continente, está sediado na cidade que leva seu nome. Na Bundesliga, há muito tempo se tornou o campeão em série sem nenhum grande concorrente real.

A rigor, é também Bayern que sediará a EURO 2024. Afinal, a Allianz Arena, onde os jogos serão jogados, pertence 100% ao clube. O estádio, que lembra visualmente um pouco um barco inflável, já assistiu a uma multidão de grandes jogos graças ao Bayern – e não há fim à vista. No Campeonato Europeu de 2024, a instalação levará o nome Fußball Arena München.

Allianz Arena em Munique (Fonte: Wikipedia, User:Mattas, CC BY-SA 3.0)

Fatos e dados sobre a Allianz Arena em Munique

🏟️ Capacidade: 66.026 lugares
🎉 Inauguração: Maio de 2005
🏗️ Arquitetos: Herzog & de Meuron, Basel
🏠 Equipe principal: FC Bayern München
💰 Custo: 340 milhões de euros

Todas as informações sobre o estádio da EURO 2024 em Munique

O estádio original do FC Bayern München foi construído no início dos anos 70. O Estádio Olímpico foi construído para as Olimpíadas de Verão de 1972 e depois praticamente caiu no colo do clube de futebol local.

A gigantesca arena tornou-se uma base para o sucesso duradouro do Bayern. E, por algum tempo, o estádio e o clube pareciam inseparáveis.

Na verdade, Bayern originalmente não tinha interesse em abandonar o Olympiastadion e construir sua própria arena. É verdade que nos anos 90 ficou claro que a modernização era urgentemente necessária.

Mas o clube, em conjunto com o TSV 1860 München, estava preparado para pagar por isso. Foi o arquiteto da instalação que se recusou a reconstruir. Günter Behnisch não queria que seu edifício original fosse alterado.

Novo edifício ao invés de transformação

Os dois clubes decidiram, portanto, construir um novo prédio. Desde o primeiro momento, a companhia de seguros Allianz mostrou interesse em entrar a bordo como patrocinadora e doadora de nomes. Antes do início dos trabalhos, no entanto, era necessário que houvesse um referendo sobre se o projeto teria luz verde. No outono de 2001, 65% dos votos foram a favor do Bávaros e dos Leões.

O trabalho se arrastou até 2005, quando foram abertas três vagas em maio do mesmo ano. Em 19 de maio, houve uma chamada “corrida de teste”. As equipes tradicionais dos dois proprietários se encontraram. Então, em 30 de maio, aconteceu a partida de abertura. 1860 München jogou contra o 1. FC Nürnberg.

Um dia depois, como parte da partida de abertura II, houve um duelo entre a equipe nacional alemã e o FC Bayern. A primeira partida competitiva não aconteceu até o final de julho do ano – o VfB Stuttgart venceu a Copa da Liga contra o Bayern.

Palco para grandes jogos desde 2006

Como a Allianz Arena não estava efetivamente disponível até junho de 2005, ela não sediou a Copa da Confederação daquele ano. Foi somente um ano mais tarde que assumiu o centro das atenções para a Copa do Mundo de 2006. A primeira partida do torneio foi realizada no estádio que também sediou uma semifinal.

O drama depois da Copa do Mundo: O 1860 München caiu em termos esportivos e não podia mais se dar ao luxo de administrar a arena. O Bayern, portanto, comprou todas as ações do Löwen.

O grande palco voltou em 2012: a final da Liga dos Campeões estava na agenda. O FC Bayern München estava lá, mas perdeu-o dramaticamente para o Chelsea FC. Em 2023, a final da primeira liga voltará à metrópole bávara. Em 2021, entretanto, a Allianz Arena também será o local para o Campeonato Europeu de 2021.

Por isso, será dado um certo período experimental antes do Campeonato Europeu de 2024. Além disso, certos trabalhos de modernização ainda estão sendo realizados – mas isto está ocorrendo mais abaixo da superfície. Por exemplo, a Deutsche Telekom, como parceira premium do Bayern, quer equipar a arena com 5G.

Tudo o que você precisa saber sobre a Sede da EURO 2024 Munique

Munique tem pouco menos de 1,5 milhões de habitantes. Isto a torna a maior cidade do Estado Livre da Baviera e a terceira maior da República Federal da Alemanha. Munique é também a capital do estado do sul da Alemanha. Este importante papel foi predestinado desde o início: Munique foi fundada no século XII.

Vista de Munique (Fonte: Wikipedia, Reinald Kirchner, CC BY-SA 4.0)

Apenas 100 anos depois, era primeiro um ducado e depois uma residência real. Enquanto isso, até mesmo os imperadores residiam aqui. Hoje, Munique é conhecida por suas universidades, empresas de mídia e corporações de tecnologia. É também a mais segura de todas as grandes cidades alemãs.

Atrações na Sede da EURO 2024 Munique

Os pontos turísticos de Munique são muito numerosos para mencioná-los todos. Por exemplo, o Jardim Inglês, o Novo Teatro, o Amalienburg, a BMW World, o Museu Alemão, o Campo Olímpico, o Circus Krone, o Teatro Nacional, a Oktoberfest e a Academia de Ciências da Baviera.

Em termos esportivos, o FC Bayern München está acima de tudo. Isto se aplica tanto ao futebol feminino quanto ao futebol masculino e ao basquetebol. 1860 München, embora em um amargo declínio esportivo, também continua a ter numerosos adeptos na cidade.

O mesmo se aplica à Spielvereinigung Unterhaching, que, no entanto, vem estritamente de um subúrbio de Munique. O atletismo, o boxe e os esportes alpinos de inverno também são extremamente populares. Munique pode não ser a capital alemã politicamente, mas é em termos de esporte e ainda mais em termos de futebol.

Exit mobile version