Grupo C das eliminatórias da Copa do Mundo 2022 com Itália e Suíça

A dor ainda é profunda para a Itália. Isso porque a tetracampeã mundial foi eliminada na fase de classificação e ficou de fora da Copa do Mundo de 2018 na Rússia. E esta falha deve ser erradicada a todo o custo. Com o título da Eurocopa 2021, a Itália ganhou novo fôlego na briga por uma vaga no Catar 2022. A Itália está no Grupo C das eliminatórias da Copa do Mundo 2022 com a Suíça, a Irlanda do Norte, a Bulgária e a Lituânia.

As eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2022 começam no final de Março de 2021 e vão até ao final de Novembro do mesmo ano. Apenas o vencedor do grupo irá garantir uma vaga para o Copa do Mundo 2022 no Catar. O segundo colocado da chave ainda tem uma oportunidade através dos play-offs da Copa do Mundo 2022, que serão realizados em Março de 2022.

Tabela do Grupo C das eliminatórias da Copa do Mundo 2022

Calendário do grupo C da Copa do Mundo 2022 eliminatórias

Análise do Grupo C das eliminatórias para o Copa do Mundo: Itália como favorita

Antes de começarem os jogos classificatórios, fizemos uma análise e projeção das equipes do Grupo C das eliminatórias da Copa do Mundo 2022. Focamos, principalmente, nos jogadores que, na nossa opinião, irão jogar a maioria dos jogos. Desta forma, chegamos a uma avaliação da força das equipes, podendo, assim, fazer uma previsão.

🇮🇹 Itália

No papel, a equipa italiana é irrepreensível. O treinador Roberto Mancini pode contar com Gianluigi Donnarumma no gol. Outros pilares da equipe são Alessandro Bastoni, Alessio Romagnoli (ambos defensores), Jorginho, Marco Verratti, Nicolo Barella, Nicolo Zaniolo (meio-campistas), Lorenzo Insigne, Federico Chiesa e Ciro Immobile (atacantes).

Em suma, a Itália tem jogadores de classe mundial em todas as posições e com várias opções de qualidade no banco de reservas caso o treinador italiano precise.

🇨🇭 Suíça

A Suíça nas eliminatórias do Campeonato do Mundo de 2022 deve contar principalmente com jogadores da Bundesliga. Yann Sommer é o goleiro. Manuel Akanji é o responsável pela defesa. No meio-campo, Djibril Sow e Edimilson Fernandes irão juntar-se ao capitão Granit Xhaka, que joga no Arsenal.

Na parte ofensiva, jogadores como Breel Embolo, Haris Seferovic e Xherdan Shaqiri do Liverpool são alguns nomes importantes. Considerado isto, podemos dizer que a Suíça é uma equipe sólida e que tem jogadores de classe internacional em todas as posições. No entanto, será difícil acompanhar a Itália na luta pelo primeiro lugar.

🍀 Irlanda do Norte

A Irlanda do Norte está sob o comando de Ian Baraclough desde Junho de 2020. Ele quer causar uma grande surpresa com a sua equipe. Se vai ser bem-sucedido, isso dependerá em grande parte do desempenho dos principais jogadores. Na defesa, o selecionado irlandês conta com o zagueiro central Jonny Evans e o lateral-esquerdo Jamals Lewis.

No meio-campo, as esperanças repousam sobre George Saville e o capitão Steven Davies. No entanto, para sermos sinceros, nenhum deles tem a qualidade necessária. Infelizmente, o mesmo se aplica ao resto da equipe. A melhor hipótese da Irlanda do Norte, portanto, é ser boa defensivamente e ganhar jogos através de muita luta e um pouco de sorte.

🇧🇬 Bulgária

A Bulgária tem sido uma desilusão nos últimos tempos. E há poucos sinais de que isto irá mudar nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Os principais jogadores são o goleiro Plamen Iliev, o lateral-esquerdo Anton Nedyalkov, o médio Bozhidar Kraev e o lateral-direito Kiril Despondov. Mas todos eles não têm a qualidade necessária para competir ao mais alto nível europeu.

Se jogassem na Alemanha, por exemplo, seriam provavelmente de times candidatos ao rebaixamento na Bundesliga ou por clubes ambiciosos da segunda divisão. Para ser bem otimista, se a equipe terminar em terceiro no grupo já será um grande feito.

🇱🇹 Lituânia

Naturalmente, isto aplica-se ainda mais descaradamente à Lituânia. A equipe está cheia de semi-profissionais e, em alguns casos, até os amadores são autorizados a jogar. Estes valores têm sempre pouco significado, mas neste caso dão uma boa imagem: nem um único jogador do plantel lituano tem um valor de mercado de 1 milhão de euros no portal Transfermarkt.

O melhor jogador do time é Arvydas Novikovas, que atua na Turquia. Também não há jovens talentos que possam fazer a diferença e levar a equipe lituana a alcançar um sucesso inesperado.

A nossa previsão: Depois da Itália, a briga será emocionante

A Itália é a favorita esmagadora para ficar em primeiro no Grupo C. As dúvidas só podem existir devido ao desastre de quatro anos atrás. Mas não é provável que a história se repita. Já a briga pela segunda colocação deve ser emocionante.

É provável que a Suíça e a Irlanda do Norte lutem por uma vaga nos play-offs. Naturalmente, a equipe suíça tem as melhores chances e, se as coisas correrem bem, os suíços podem até entrar na briga pelo primeiro lugar com a Itália.

A Bulgária e a Lituânia não serão, provavelmente, mais do que meros coadjuvantes dentro do Grupo C. Os búlgaros em particular podem tentar ganhar respeito e roubar alguns pontos das grandes equipes da chave. Já os lituanos, por outro lado, podem considerar um enorme sucesso se conseguirem vencer os búlgaros.

>> Todos os Grupos das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022