Hamburg Arena em Hamburgo como Sede da Euro 2024

Hamburgo é, sem dúvida, uma das cidades mais conhecidas da Alemanha e talvez seja mesmo o mais conhecido. O porto, o Elba ou a Reeperbahn são conhecidos em todo o mundo. Claro que Hamburgo também fez um grande nome para si própria no esporte. Durante muito tempo, o Hamburger SV, o clube que mais tempo jogou em qualquer clube alemão na Bundesliga, foi baseado no Elba. O FC St. Pauli já conseguiu ser promovido várias vezes à primeira divisão alemã.

Hamburgo é também o lar do Hamburg Arena (também conhecido como Volksparkstadion), uma das arenas mais modernas do país. Em 2006, a metrópole hanseática foi a sede da Copa do Mundo. Em 2024, Hamburgo terá uma honra semelhante no Campeonato Europeu. Apresentamos o estádio e a sede do evento.

O Volksparkstadion em Hamburgo como sede da EURO 2024 na Alemanha
Volksparkstadion (Hamburg Arena) (Fonte: Wikipedia, Reinhard Kraasch, CC BY-SA 4.0 DE)

Fatos e dados sobre o Hamburg Arena – Volksparkstadion

🏟️  Capacidade: 50.215 lugares
🎉  Inauguração: 1953
🏗️  Arquitetos: Manfred O. Steuerwald
🏠  Equipe principal: Hamburger SV
💰  Custo: Aprox. 150 milhões de euros com todas as atualizações

Todas as informações sobre a Hamburg Arena na EURO 2024

O Estádio Volkspark original foi construído entre 1951 e 1953. Substituiu o Estádio de Altona e tinha originalmente uma capacidade de 76.000 espectadores. No entanto, este número era incompatível com os modernos conceitos de segurança, que foram obrigatoriamente implementados para os jogos internacionais. Como resultado, a capacidade foi reduzida para cerca de 61.000 lugares durante as renovações para a Copa do Mundo de 1974. O duelo entre os dois estados alemães também aconteceu em Hamburgo durante este torneio, que a RDA (República Democrática Alemã) venceu por 1:0 graças a um gol de Jürgen Sparwasser.

O Hamburger SV estava originalmente sediado no Rothenbaum. Na década de 1960, no entanto, o estádio atingiu finalmente os seus limites, mas uma extensão estava fora de questão. O HSV mudou-se, portanto, para o Volkspark em Altona, em 1963. No entanto, houve problemas com os fãs da Liga Hanseática e do estádio em várias ocasiões. Por exemplo, houve motins durante as celebrações do campeonato de 1979 e deixando 71 feridos. Assim, por razões de segurança, a capacidade foi ainda mais reduzida.

Atualizações e remodelações para grandes eventos

Em 1988, Hamburgo foi uma das sedes para o Campeonato Europeu. Já estava claro que o Hamburg Arena estava se desenvolvendo durante anos. Entre 1998 e 2000, o estádio foi amplamente reconstruído e renovado, metade em preparação para a Copa do Mundo de 2006. Visualmente, o estádio permaneceu basicamente inalterado desde que foi reaberto, embora tenha havido outras medidas de construção entre 2008 e 2010. Outras renovações estão planejadas até a EURO 2024.

O Hamburg Arena foi chamado de AOL Arena de 2001 a 2007. Foi o primeiro grande estádio da República Federal a vender seus direitos de nomeação. Entre 2007 e 2010, foi chamada de HSH Nordbank Arena. Até 2015, foi chamada de Imtech Arena. Naquele ano, o bilionário e investidor HSV Klaus-Michael Kühne comprou os direitos de nomeação e lhe devolveu seu antigo nome.

Além do HSV, é principalmente a seleção nacional alemã que joga em Hamburgo, tendo jogado várias partidas internacionais aqui desde a reabertura em 2000. Em 2010, a final da Europa League aconteceu na arena da metrópole de Elba. As competições nacionais menores realizadas aqui também incluíram a Copa Liga total! em 2012 e a Copa Telekom em 2014. O estádio também recebe concertos repetidamente. Para jogos nacionais, ele pode acomodar até 57.000 espectadores.

A EURO 2024 em Hamburgo como Sede

Hamburgo é uma cidade-estado alemã. Isto significa que a metrópole no Elba é tanto uma cidade quanto um estado federal. Tem cerca de 1,9 milhões de habitantes. Isto a torna a segunda maior cidade da Alemanha atrás de Berlim e a terceira maior do mundo de língua alemã. O número das placas dos carros “HH” indica que Hamburgo foi membro da Liga Hanseática na Idade Média e no início dos tempos modernos. Aqui a cidade até assumiu um dos papéis principais.

Hamburgo deve seu nome a Hammaburg – um palácio real de Carlos Magno. Carlos Magno mandou construir nele um batistério. Isto rapidamente se transformou em um centro de atração para os colonos, razão pela qual primeiro uma vila e finalmente uma cidade cresceu ao redor do castelo. O batistério também persuadiu um arcebispo a mudar seu assento para Hamburgo. Após uma invasão de Viking em 843, ele se mudou para Bremen.

Economicamente, o porto rapidamente se tornou muito importante. As empresas que se estabeleceram em Hamburgo o utilizaram quase sem exceção. Os cervejeiros foram de particular importância. Hamburgo foi considerada a cervejaria da Liga Hanseática. A cerveja ainda é fabricada e exportada aqui hoje. Hamburgo moderna é também uma importante cidade da mídia. As instituições educacionais da metrópole do norte da Alemanha também são importantes. Exemplos incluem faculdades como a universidade e a Universidade Federalwehr.

>> Todos as Sedes da Eurocopa 2024.

Turismo na Sede da EURO 2024 em Hamburgo

Há muitos marcos famosos demais para nomeá-los a todos. Por exemplo, o Michel, a catedral, a sede do parlamento, a ópera estatal, o Laeiszhalle, o Elbphilarmonie, o Speicherstadt, o castelo de água e o Außenalster.

O Elbphilharmonie em Hamburgo
Elbphilharmonie em Hamburg (Fonte: Wikipedia, Hackercatxxy, CC BY-SA 4.0)

Em termos esportivos, os clubes acima mencionados Hamburger SV e FC St. Pauli são as bandeiras do futebol. Para o handebol, este papel é desempenhado pelo HSV Hamburgo. A Maratona de Hamburgo é também uma das mais famosas competições de atletismo do mundo.